Episódio I | Néle Azevedo
Artista Visual, Fotógrafa, 71 anos e natural de Minas Gerais. Néle, trabalha a desconstrução dos cânones do patrimônio, por meio de intervenções urbanas efêmeras, tencionando discussões político-poéticas sobre memória, convívio, espaço público, troca e patrimônio.
Episódio II | Gonçalo Ivo
Pintor, aquarelista, desenhista, ilustrador, gravador, arquiteto e urbanista, 63 anos, natural do Rio de Janeiro e filho do poeta Ledo Ivo. Gonçalo, explora a construção de uma linguagem associada à tradição da pintura. O abstracionismo e o geometrismo encontrados em suas obras trazem a sensibilidade poética como forma de explorar os traços líricos de seu processo artístico.
Episódio III | Ibu Selva
Produtor musical, dj e natural de São Paulo. Rafael Johnson produz um diálogo utilizando referências tímbricas, rítmicas e analógicas das músicas, trazendo um sentimento coletivo global de pertencimento e unidade da sociedade. Apostando na simbiose entre ancestral e futuro, arte da natureza e tecnologia, suas composições tentam abrir margem para um rompimento das fronteiras.
Episódio IV | Leonardo Gélio
Diretor de cinema, fotógrafo e natural do Rio de Janeiro. Leonardo, trabalha no campo do audiovisual explorando questões socioambientais que tangem questões de comunidades tradicionais. Em seu filme Dos Antigos aos Filhos do Amanhã, trabalha a resistência do saber regional/popular, resgatando tradições e práticas da cultura caiçara.
Episódio VI | Luiz D’orey
Artista plástico, pintor, escultor, 28 anos e natural do Rio de Janeiro. O Artista examina a circulação da informação e seus sistemas no contexto urbano e digital. Sua prática se constrói a partir da pintura e seus possíveis desdobramentos. Investiga a circulação da informação no espaço físico e virtual.
Episódio V | Francisco Mallmann
Atua na intersecção entre poesia, dramaturgia, performance, artes visuais e crítica de arte. Natural de Curitiba, Francisco aborda temas como a violência histórica sofrida pela América Latina, o colonialismo, o racismo e a homofobia. Utiliza a palavra como ferramenta de existência, resistência do corpo e resgate da memória latino-americana.
Episódio VII | Adones Nino
Atua como Historiador da Arte, Curador, Pesquisador, Redator e Artista Visual. Natural de São Paulo, Temas de pesquisa: O pensamento decolonial, a arte da representação e os desígnios e domínios da paisagem.
Episódio IX | Alucas do Trópico Sul
Historiador da Arte, Artista, DJ e Performer. Com 27 anos e natural de Ituiutaba, Minas Gerais, Alucas, apropria-se de ritmos e narrativas latino-americanas para o desenvolvimento de experiências e sensações sonoras. Experimentações musicais sobre o imaginário sul-americano.
Episódio VIII | Camila Zarite
Atriz, Artista Visual, Educadora, Assistente Social, Contadora de histórias, 31 anos e natural de Porto Alegre. Camila, pesquisa em sua marca Akokonan, a preservação dos símbolos e heranças africanas em práticas artísticas e de ensino, para a educação de base.
Episódio X | Marcela Cantuária
Pintora, Artista Visual, 30 anos e natural do Rio de Janeiro. Marcela, trabalha com pinturas figurativas que remontam e reinterpretam o imaginário de uma iconografia latino-americana. Trabalha com uma expressão de resgate histórico e político, misturando as relações de presente, passado e futuro e usando a pintura como uma ferramenta pedagógica.
Episódio XI | Edu Barros
Artista Visual, profeta, 28 anos e natural do Rio de Janeiro. Edu, trabalha em suas obras, uma formação de liturgia sagrada dos tempos atuais, modelada pela presença de sinais bíblicos. Utiliza também elementos de insurgência cultural das favelas e objetos e ações da vida cotidiana para suas obras, ressaltando a importância de repensar a estética brasileira fruto da colonização hegemônica.
Episódio XII | Melanie Martins & Jordi Marchon
Melanie, arquiteta e urbanista, atriz, artista, 26 anos, Carioca. Jordi, arquiteto e urbanista, ator, performer, artista visual, 26 anos Carioca. Artistas trabalham juntos na performance “Corpo-dispositivo” e investigam temas como cidade, tecnologia e corpo, a fim de expandir o campo ampliado da arquitetura, utilizando a performance e o audiovisual como ferramentas para traçar novas perspectivas sobre o espaço urbano.
_Memórias do Futuro
Programa_Web Série
Duração_12x7m
Concepção do projeto | Rubens de Andrade
Coordenação/desenvolvimento | Rubens de Andrade, Melanie Martins, Victória Michelini e Pedro Vitor Costa
Direção/Produção | Rubens de Andrade, Ter + co e Luiz Eduardo Rayol
Co-Produção | Mônica Bahia Schlee e Rubens de Andrade
Direção de arte | Luiz Eduardo Rayol
Direção de Imagem e montagem | Gabriel Miranda
Tradução | Giovanna Houri de Lima
Revisora | Mônica Bahia Schlee
2021
Como parte das atividades do Globinar New Heritage Approaches – Realizado em Junho de 2021 –, convidamos para assistirem a WEB-SÉRIE Memórias do Futuro. A Web-Série aponta para à proposição de novas abordagens sobre processos participativos, articulações arte e patrimônio e educação patrimonial como instrumentos de acesso à cidadania, expressam identidades locais e democratização do patrimônio. Essas narrativas destacam diversos aspectos socioculturais e pesquisas artísticas contemporâneas que chamam a atenção para os inúmeros desafios e complexidades do momento atual que o Brasil atravessa. Narrativas que resgatam discursos de grupos sociais vulneráveis e mostram a inventividade de artistas brasileiros.
Passado – Presente – Futuro
Futuro – Presente – Passado
Presente – Futuro – Passado
Memórias do Futuro é um projeto que nasce do interesse em evidenciar a produção artística contemporânea a partir de Artistas ligados a campos distintos de atuação. A finalidade desse movimento é construir diálogos plurais entre a Arte, a Cultura, a Sociedade e o Patrimônio considerando as pautas alinhadas às discussões dos temas vinculados Webnar Internacional Novas Abordagens ao Patrimônio, em curso no mês de junho/2021.